20 de agosto de 2011

Filho de Davi: significado.

    Algumas pessoas se perguntam por que a palavra diz em João 3.16 que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”, e a expressão “Filho de Davi” é tão usada para referir-se a Jesus Cristo. Vou tentar explicar de forma que todos entendam, sem fazer grandes aprofundamentos teológicos.  
    Davi é conhecido, biblicamente, por sua fraqueza física. O varão – homem de Deus – mais novo dentre seus irmãos, de aparência frágil, que se destacou pela verdade em seu coração, humildade, ousadia e pela fé que depositou em Deus. O nome “Davi” significa "querido, amado de Deus", pois em todo tempo Davi foi leal e obediente aos propósitos de Deus, e ainda quando foi infiel, envergonhou-se de si e confessou seu erro a Deus, desapegando-se do que o mantivera no erro.
    Deus se alegrava do que via no coração de Davi, e por meio de fé e perseverança, Davi conquistou intimidade com Deus, ou amizade. Os anos passaram, e um dia Deus prometeu a Davi que por meio de sua descendência mandaria Seu filho, e este advogaria pela humanidade para sempre. José – filho de Jacó*, e esposo de Maria - era descendente de Davi e foi pai de Jesus, por esse motivo nasceu o termo "Filho de Davi", porque Jesus é "filho da promessa de Deus sobre a vida do rei Davi".
    Davi era descendente de Abraão, portanto, também era herdeiro da promessa que Deus fez a Abraão de benção, prosperidade, e imensidão em sua descendência. Creio que ali Deus já estava preparando Jesus para vir a terra e comprar nossos pecados e enfermidades, mas isso já é outra história.

 Andrezza Mascarenhas

(alimente-se mais em II Samuel 7 e I Crônicas 17)


*: correção feita vide comentário anônimo do(a) leitor(a), grata.

2 comentários:

  1. Matheus - 1.16.E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, por nos visitar e compartilhar seu conhecimento conosco. Correção feita! Volte sempre ;D

    ResponderExcluir