16 de abril de 2011

Reflexão sobre o Amor

  Observando o ser humano, percebi que a vontade de vencer é capaz de cegar as pessoas a ponto de que estas percam a noção da realidade. Uma vez que alguém é vencedor, em questão de sentimentos, não haverá outra pessoa capaz de ocupar aquele espaço. É mais fácil ganhar reconhecendo que o 1º lugar nunca será seu, do que passar a vida tentando escalar o pódio. Seja especial, mas do seu jeito
  Se as pessoas soubessem quão caro custa derramar as lágrimas do justo, tenho certeza que repensariam suas atitudes. Na guerra, não existe vencedor, todo mundo sai machucado e o prêmio não vale a dor. É preciso ser muito humano, maduro e ter Deus no coração para renunciar o "bem em prol de si mesmo" por alguém que se ama, chama-se sacrifício, como o que Jesus fez por nós. Amor não é batalha, muito menos competição, não é briga de quem dá mais ou quem dá menos. Amor é uma escolha de dois, sentimento que completa, sustenta e não morre. A imaturidade me fez sentir dor, senti na pele o que é "carregar uma pedra quando se é formiga". A dor me fez amadurecer e entender a vida - em vários aspectos - e me transformou numa pessoa mais digna, racional, seletiva e hábil a escolher o que quero ou não. A maturidade me tornou um ser capaz de amar com equilíbrio, de forma que haja a "mágica" do sincronismo entre amores e amigos. Por isso me calo. Estou fazendo a seleção das sementes da minha próxima safra, não quero ter que colher mais dor para aprender o que é viver, já entendi. Por isso me despi de mágoas, rancores, até do meu orgulho para poder seguir minha vida com simplicidade, mas feliz.
  Por muito tempo achei que se perguntassem como eu definiria "amor/amar", eu não faria ideia do que sairia dos meus lábios. Hoje posso dizer que descobri que não existe a "melhor maneira" para amar alguém, acontece. Amar não é estar nos momentos de alegria, é estar justamente no escuro e ainda assim amar, é ver a pessoa não sendo da forma que achamos que deveria ser e ainda assim amá-la pelos seus defeitos, é saber dedicar-se sem deixar de amar a si mesmo, é perdoar e seguir em frente porque é um sentimento único de dois. Amar é não estar junto e lembrar, é sentir saudade, é querer apenas ver, é ligar para dizer "eu te amo" sem motivo, é chorar junto de dor e alegria, é compartilhar segredos, é confiar à vida, é entregar o corpo, a alma e o coração sem medo, é fechar os olhos e lembrar-se de cada momento vivido, é ter músicas "tema do amor", é construir sonhos e lutar por eles. Amar é ver o universo dentro dos olhos da pessoa que se ama, e desejar morar ali para sempre.


Andrezza Mascarenhas

6 comentários:

  1. Texto maravilhoso!
    Você já encontrou tudo isso que descreveu?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Posso ter falado de um amor que vivi, que estou vivendo ou que ainda vou viver. O que realmente importa é que encontrei em mim significados importantes, e que isso será meu legado pessoal daqui pra sempre ;] Obrigada por ler o texto e pelo elogio. Bjs ;*

    ResponderExcluir
  3. Adorei do avesso,o inverso em palavras "definir o amor" rsrsrs Transformar em razão o que vem do coração é simplesmente confuso e prático a olhos nús...
    Lu Nogueira...

    ResponderExcluir
  4. Ah obrigada Lú! Demorei muito tempo para concluir "o que é amor", pelo menos pra mim. Agora que sei o que quero, fica mais fácil perceber quando vale ou não vale a pena o sacrifício. Bjs ;*

    ResponderExcluir
  5. Você esta de parabéns, li esse texto e realmente adorei. É tão gostoso ler algo sobre o amor. Um sentimento simples, puro e verdadeiro. Meio difícil de passar para uma escrita, porque são tantas as coisas, vontade de dizer algo, escrever outro. enfim, você usou as palavras certinhas! Rs .. você é uma eterna apaixonada .. Admiro isso! beijos

    ResponderExcluir
  6. Sou mesmo haha! Ainda não sei o quanto ganho ou perco por acreditar no amor nos dias de hoje, mas isso tem feito de mim uma pessoa feliz. A dor faz parte da vida, é inevitável sofrer... Ainda assim vale a pena. Obrigada pelas palavras, pela admiração e por passar aqui no Blog. Bjs ;*

    ResponderExcluir