15 de julho de 2010

Tudo novo, de novo

    Olá, você está interessado nesse imóvel? Deve ter visto nosso anúncio, estamos à procura de gente boa e honesta, em primeiro lugar.
    Não querendo falar dos antigos moradores, mas já falando, preciso dizer que foram tarde... Graças a Deus, a probezinha não agüentava mais tanta loucura e maus tratos ao mesmo tempo.
    Exagero? Queria eu estar exagerando... Bendita hora que foram embora, enfim esvaziou-se a casa... Como dizem por aí, “melhor vazia, que mal habitada”!
    Largaram para trás um monte de tralhas, coisas usadas, fotos, lembranças de um passado muito do mal criado, jogamos tudo fora.
    Os ex moradores dessa casa eram burros demais, nunca souberam o verdadeiro valor de uma casa simples, pequena e jeitosinha, viviam de querer fazer obras e mais obras, uma barulheira infernal, tudo era motivo de mudança geral.
  Veja bem, vou lhe descrever como era a casa antes desses animais desastrados passarem por aqui, antes de transformarem aquela coisa linda, numa coisa mal assombrada.
   A casa sempre foi pequena, tinha um jardim lindo, repleto de notas musicais, flores e borboletas, tudo em tons suaves, destacando as cores mais chamativas como pequenos e delicados detalhes... Esses antigos moradores já chegaram estragando tudo!
   Trouxeram sentimentos infantis, e nós sabemos como são as crianças: destroem tudo, porque acham que tudo é brinquedo e que dá para comprar outro a qualquer momento!
  Nos fundos, havia um pomar, dali tirava-se tudo o que fosse necessário para fazer qualquer tempero caseiro, e tudo que se fazia ficava com um gostinho peculiar que só a comida caseira tem, porém mais uma vez os sentimentos infantis atacaram, brincaram de comidinha com tudo, acabaram destruindo o pequeno pomar, daí a comida começou a ficar sem gosto, até chegar ao ponto de já sair do fogo azeda.
  Aqui por dentro, nossa, como era diferente! Aqueles loucos confundiram tudo, colocaram a cozinha na sala, os quartos nos banheiro, o banheiro na cozinha e a sala nos quartos, fizeram obras de grande custo, sim nós permitimos, mas só serviu para tirar tudo do lugar.
   Os resultados? Você quis dizer as conseqüências, não é? Tudo foi aparecendo aos poucos, primeiro a casa ficou pálida, depois as flores foram morrendo e junto com isso, as borboletas foram embora, os tons de cor suave ficaram acinzentados, e as notas músicas lembravam mais uma marcha fúnebre, não sobrou nada de alegre na fachada.
  O pomar dos fundos foi detonado, como eu disse, além das crianças destruirem as plantas, os moradores não cuidavam das mudas como devia, aos poucos foram ficando menos saborosas e morreram, por isso a comida ficou pior. 
  Eles mudaram tudo por dentro, além disso não permitiam que “estranhos” entrassem, fecharam a casa para qualquer visita, e ao menor sinal de aproximação do portão, soltavam cães raivosos, com cede de sangue... Colocaram umas grades com arames enfarpados, também. Até nós, que vínhamos pegar nossa quantia mensal, escolhemos que pagassem por depósito, aprendemos a temer os antigos moradores dessa casa.
   Nossa! Por favor, me perdoe... Mas não deu para segurar as palavras diante das atrocidades que foram feitas a essa beleza de imóvel, uma enorme crueldade!
  Enfim, a casa é isso aí que você está vendo, fizemos muitas obras para que ela voltasse a ser o que era, mas depois da primeira mudança, nada fica como era originalmente, por mais árduo que seja o trabalho de quem está restaurando o imóvel.
  Os cômodos estão no lugar e o jardim está renascendo, ainda são pequenas mudas, mas quando começarem a florescer, você verá que maravilha fica isso aqui ao amanhecer, e é mais lindo ainda ao entardecer (sussurro: é quando aparecem as borboletas, cada uma mais linda que a outra).
 As notas musicais ainda estão se ajustando ao novo cenário, passaram muito tempo acompanhando dor e sofrimento, toda essa alegria é novidade, mas como você está podendo notar, a melodia já está bem agradável.
  O pomar? Sabia que você faria essa pergunta, todos fazem... O pomar já está bem adubado, pronto para receber novas mudas de tempero, dos mais variados e que sejam do gosto do novo morador.
  É, quanto a isso, fizemos uma pequena mudança... Todos os moradores que vieram para cá, encontraram o “canteiro de temperos” pronto, e apenas usufruíram de cada um deles, até que morriam ou acabavam, por isso faremos diferente... O novo morador tem o direito de plantar exatamente tudo o que gosta para temperar sua comida, não vamos “impor” nossas preferências, dessa forma nós acreditamos que não acontecerá mais a catástrofe de acabar tempero, comida azedar, essas coisas corriqueiras, porém incomodas.
  Preço? Não trabalhamos com valores monetários, mas amor, dedicação, atenção, carinho, fidelidade, amizade, já seriam um bom sinal.
  Nossa única exigência é que não saiam quebrando, destruindo, desorganizando tudo novamente, imagino que não faça idéia do trabalho que dá para tentar colocar tudo no lugar, então por favor, pode mudar umas pequenas coisas, mas com muito cuidado... Fora isso, tudo ok!
  Vamos voltar lá pra fora? Essa hora costumamos fechar as cortinas para o Sol não estragar o clima aconchegante do entardecer aqui dentro.
   Bem... Essa é a casa, está bem como anunciamos, não é das melhores do mundo, mas temos certeza que irá atender as suas necessidades, e contanto que você não tenha muitas crianças, o jardim vingará, o pomar também.
   Então, quer se mudar para cá? 

Andrezza Mascarenhas  

Nenhum comentário:

Postar um comentário