2 de março de 2011

O Propósito da Mudança

  Aos meus olhos, não é o tempo que muda as pessoas, as pessoas precisam escolher e aceitar passar por certas mudanças em prol do próprio bem-estar... Abrir mão de certas coisas nem sempre é fácil, mas a recompensa da evolução causada pela mudança sábia sempre é válida. A mudança não quer dizer que a pessoa esteja se anulando, ou deixando de ser ela mesma. Uma mudança sóbria, legitima o caráter de quem escolheu mudar.
  Nós humanos, nascemos para mudar. Tudo que foi criado tem o principal propósito de mudar e evoluir, crescer pra si e reproduzir seu crescimento de forma positiva para o mundo desde que essa bola de terra, fogo, água, ar e um pouco de força gravitacional foi criada.  Enquanto matéria, por mais que faça força contra, uma hora teremos que mudar. Ou pelo amor, ou pela dor. Ou por opção, ou por obrigação. A diferença é que quando escolhemos ou nos permitimos passar por esse processo de mudança, dói menos. Os fortes suportam, os fracos resistem. Quanto ao espírito, ou a alma – cada um chama do que melhor convir – a mudança acontece em parceria com a única força capaz agir no intimo de qualquer ser que respire: Deus. A respeito disso, não me cabe opinar. Cada um tem um propósito aos olhos cuidadosos de Deus, e trata-se também duma escolha cumprir ou não esse propósito, quando há opção de escolha.
  Ainda há uma frase que diz que “só o que está morto não muda”, por muito tempo concordei com essa afirmação, hoje com uma visão mais ampla, discordo. Até o que está morto, muda. Passa por todo um processo absolutamente natural, afim de “devolver” a terra tudo aquilo que usou enquanto houve vida. Acontece com as plantas, com animais irracionais, com animais racionais – teoricamente, nós – com tudo que vive. Por isso mude sempre que achar que existe algo errado, ou simplesmente pela intenção de se sentir bem consigo mesmo. Mude por amor ao próximo, mude por amor a Deus, mude por amor a si mesmo. Aceite que como ser humano, é sua obrigação ser metamórfico, e que por mais que resista, em algum momento você vai mudar, seja essa mudança externa ou interna, ela irá acontecer contra ou a favor da sua vontade porque o fato de nascer, crescer, reproduzir e morrer são mudanças de estado básicas, a diferença que nos faz “passar de forma amena” por isso é o quanto nos permitimos mudar ou evoluir durante todo esse processo.
  Eu escolhi e aceitei mudar. Muitas pessoas não aceitam ou não entendem a razão pela qual tomei essa postura em relação a minha vida, se quer me comovo. Mudei para me encontrar, e agora que me achei, não me largo mais.


Andrezza Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário